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2º Semestre de 2014

Artigo

Iasmim Martins

O drama do gênio na metafísica do belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe

RESUMO​

Para Schopenhauer, o que caracteriza o gênio é o excedente da faculdade de conhecer (genialidade) que lhe possibilita acesso imediato à Ideia por meio da contemplação intuitiva, enquanto puro sujeito do conhecimento. Todavia, esta mesma potencialidade amplifica a vontade do gênio, quando este retoma a condição de indivíduo. Segundo o filósofo, o excedente da faculdade de conhecer pode tomar duas orientações, excludentes entre si: a orientação objetiva, quando ele se torna livre da servidão da vontade, ou a orientação subjetiva, ocasião em que o excedente se coloca a serviço da vontade individual. Por conta dessas duas orientações do excedente, o gênio ora se abstém do sofrimento, ora sofre de maneira extremada. O presente artigo pretende apresentar a hipótese de que o gênio vivencia um drama existencial, que ultrapassa sobremodo o sofrimento natural inerente aos outros homens. Para tanto, objetiva-se recorrer à obra Torquato Tasso do Goethe, citada pelo próprio Schopenhauer

PALAVRAS-CHAVE

Gênio; Contemplação; Drama

REFERÊNCIAS

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SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2003.

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TORQUATO, Tasso. Jerusalém Libertada. Trad. José Ramos Coelho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1998.

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