Loading...
  • (21) 99816 9981
  • iasmim.martins98@gmail.com
  • Rio de Janeiro - RJ, Brasil

15/02/2021

Texto

Iasmim Martins

A Plastcidade do Feminino

Compartilhe este conteúdo nas redes:

Imagem: Coletivo Di Jejê / Reprodução Internet

Foi enriquecedora a partilha com Talitha Rossi sobre o feminino (filosófica, psicanalítica e artística). A artista tem um trabalho lindo, profundo, que unifica força, visceralidade e delicadeza. Características facilmente perceptíveis na sua personalidade, que se entrelaçam com seu refinamento espiritual e artístico. Sim, “está tudo dentro”, “ainda há delicadeza”, frases que guiam o trabalho da artista, menina e mulher, Talitha Rossi. A partir da sua perspectiva e condição feminina, ultrapassa aquilo que parecia ter sido destinado às mulheres, isto é, a submissão. “Insubmissa de si mesma”, ela cria algo sutil sobre a sua dor de mulher, sobre o feminino, sobre o espiritual. Inspirada, inclusive, pelas Yabás e também nas suas vivências íntimas, pessoais, sem deixar de considerar o mundo externo em conexão com o mundo interno, reivindica voz para as mulheres artistas, para além do isolamento do ateliê. Faz performances, com seu corpo no mundo e nos espaço-tempo, que se dá no instante de contato com quem passa por ela na rua. Sempre preocupada com as questões que perpassam o tecido social, não deixa de pensar sua obra criticamente, de fundamentar suas criações. A obra não se faz arbitrariamente.

As obras têm uma profunda conexão com o corpo, o maternal, o expansivo do feminino. Lembrando que feminino não é característica ligada ao gênero, mas que perpassa todos nós (mulheres, homens, não-binários etc.). Sim, existem também interrogações e expressões sobre o feminino na mulher e sobre a mulher, qual é a plasticidade desse feminino, como ele se desloca para além da construção social aprisionadora. A Artista deixa transparecer o caráter ativo das mulheres, seja através da sedução, da possibilidade de produção da vida, das vivências amorosas ou da capacidade de se recompor, reconstruir diante dos infortúnios da existência e da experiência de cada mulher, de cada ser. Para concluir, seu trabalho é importante no campo da arte contemporânea, tendo enorme relevância estética/reflexiva para repensar nosso ser no mundo.

A partir de alguma de suas obras, podemos refletir não somente sobre a força do feminino e sua conexão com o mistério, com o sagrado, com a vida e a força maternal, mas pensar a mulher real, na precariedade que sempre rondou a vida das mulheres, na condenação que sempre existiu com relação ao feminino, ainda que este não seja um atributo ou elemento constitutivo apenas das mulheres (gênero). Por outro lado, a artista nos convoca a sentir a força disruptiva do feminino, através da beleza e da celebração dionisíaca da vida.

Talvez a gente devesse retornar um pouco as nossas raízes pagãs, em que o feminino, em sua construção estética, é compreendido e desenhado de outras formas.

Iasmim Martins

Libertar-se, para a mulher, não significa aceitar a mesma vida do homem, pois isso não é factível, mas expressar seu sentido da existência.

Manifesto de Revolta Feminina - 1970

Psicanálise

A psicanálise é um método de investigação do psiquismo humano e seu funcionamento, com a finalidade de tratar diversas formas de sofrimento. Veja os locais de atendimento e contatos. Atendimento Clínico presencial apenas no Rio De Janeiro.

Rio de Janeiro, RJ - Botafogo e Tijuca

R. Martins Ferreira, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 215 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Contatos

(21) 99816 9981 | iasmim.martins98@gmail.com

Tijuca

  R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 215 - Tijuca Rio de Janeiro - RJ 20540-106

 (21) 99816 9981

 iasmim.martins98@gmail.com

Botafogo

  R. Martins Ferreira, 30 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ 22271-010

 (21) 99816 9981

 iasmim.martins98@gmail.com