Loading...
  • (21) 99816 9981
  • iasmim.martins98@gmail.com
  • Cabo Frio e Búzios - RJ

05/05/2020

Texto

Iasmim Martins

Pandemia e filosofia reunidos em cursos da Casa do Saber – Matéria do Jornal ‘O Globo’

Compartilhe este conteúdo nas redes:

Imagem: Divulgação

Em um mundo encoberto por sombras por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, tem aumentado a oferta e o número de interessados em participar de cursos , grupos de leitura e rodas de discussão on-line sobre Filosofia, “o amor pela sabedoria”, na definição de Pitágoras, “experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância”?

O crescimento do interesse pela Filosofia explica a popularização dos seus temas até mesmo em redes sociais – #filosofia está em 1,6 milhão, e #philosophy em 4,3 milhoes de publicações no Instagram. Renato Noguera, professor dos programas de pós-Graduação em Educação e em Filosofia da UFRRJ e doutor pela UFRJ, diz que a convergência entre a crise do novo coronavírus e as discussões filosóficas terá reflexos em mudanças internas e externas, coletivas e, principalmente, individuais. Hoje, às 19h, por meio do aplicativo Zoom, Noguera ministra a palestra “Pandemia e filosofia: o coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo Byung-Chul Han, Achille Mbembe e Domenico de Masi. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual. As inscrições só podem ser feitas pelo site rj.casadosaber.com.br

– Diante de uma crise, isto é, de um momento que exige o nosso julgamento, e sem elementos suficientes para fazer qualquer juízo, a Filosofia tem algo a nos dizer. Por essa razão, se justifica a busca pela Filosofia em tempos de crise. Não porque dê uma explicação reconfortante sobre a realidade ou respostas que acabem com o sofrimento. Não se trata de uma solução ou salvação religiosa, tampouco de uma vacina científica nem de um gozo estético. Filosofia não é religião, não é ciência e não é arte. Diante de uma crise, a Filosofia nos convida tanto para reflexão como para inflexão. Refletir é um convite a revisitar o que já foi visto. A inflexão convoca para uma mudança de olhar, encarar o que não observamos à primeira vista. Se trata de uma mudança de direção e de sentido – analisa Noguera.

Doutoranda em Filosofia pela PUC-Rio, mestre e licenciada em Filosofia pela UFRRJ, Iasmin Martins diz que as pessoas procuram a Filosofia porque “as crises nos levam à angústia e a quebras dos padrões automáticos de comportamento, nos fazendo repensar as condições de possibilidade da nossa existência”.

– Somos os únicos seres capazes de perceber a própria finitude, ter consciência da sua morte. Então, recorremos ao pensamento filosófico por nos proporcionar uma reflexão mais profunda e possíveis caminhos para os nossos questionamentos, sem deixar de considerar a própria consolação que a filosofia poderia nos oferecer diante das nossas dores e indagações ou até mesmo possibilitar a afirmação da vida, ainda que ela seja trágica – diz Iasmin, que no dia 20 de maio ministra o curso on-line “Schopenhauer e Nietzsche” na Casa do Saber Rio.

Psicanálise

A psicanálise é um método de investigação do psiquismo humano e seu funcionamento, com a finalidade de tratar diversas formas de sofrimento. Veja os locais de atendimento e contatos. Atendimento Clínico presencial apenas no Rio De Janeiro.

Rio de Janeiro, RJ - Botafogo e Tijuca

R. Martins Ferreira, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 215 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Contatos

(21) 99816 9981 | iasmim.martins98@gmail.com

Tijuca

  R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 215 – Tijuca Rio de Janeiro – RJ 20540-106

 (21) 99816 9981

 iasmim.martins98@gmail.com

Botafogo

  R. Martins Ferreira, 30 – Botafogo Rio de Janeiro – RJ 22271-010

 (21) 99816 9981

 iasmim.martins98@gmail.com